Lévi-Strauss (1908-2009)

Lévi-Strauss (1908-2009)

APRESENTAÇÃO

O blog tem como proposta reunir informaçoes sobre a obra de Claude Lévi-Strauss disponibilizadas durante as comemorações do seu 100e. aniversário e do seu falecimento. Visa apresentar os trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos do curso de ciencias sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte cursando a disciplina Teoria Antropológica II (2009.1).
Esses trabalhos foram apresentados durante a XVII Semana de Humanidades do CCHLA realizada entre os dias 01 e 05 de junho de 2009 no setor II (UFRN).
A oficina teve como objetivo dar oportunidade aos alunos do curso de ciências sociais da UFRN e interessados em apresentar atividades e discussões em torno do legado de Claude Lévi-Strauss para o pensamento antropológico atual.
Para consultar as informações gerais do encontro, ver o site http://www.cchla.ufrn.br/humanidades2009/.

terça-feira, 19 de maio de 2009

2ª) PROPOSTA DE TRABALHO

TEMA: O mito e a Arte

COMPONENTES:
LUIZ MACENA DA SILVA

ELISSANGELA ALVES FERNANDES

PRISCILA CHIAPPETTA

CLAUDIO ROGERIO
EMENTA:
Nosso trabalho visa explicar as relações entre os mitos e a arte a partir da interpretaçõa de Lévi-Strauss, mostrando como exemplo seus estudos sobre estética e arte dos povos indígenas brasileiros em que realizou pesquisas etnográficas na década de 1930.Na apresentação utilizaremos os recursos de multimídia (Slides em Power Point, som e vídeo). Temos como objetivo mostrar a importância desse tema dentro da Antropologia atual e em especial a Antropologia Visual a partir da preocupação de Lévi-Strauss em recolher e registrar essas manifestações artísticas (Cultura Imaterial), como também objetos do dia a dia e ritualísticos (Cultura Material) como forma de preservar essas culturas.

Um comentário:

  1. Claudio
    Coloque os nomes das apresentações: "O mito e a Arte em LS", "A universalidade da Estrutura"....

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Somos alunos do curso de ciências socias Bacharelado.

Seguidores