Lévi-Strauss (1908-2009)

Lévi-Strauss (1908-2009)

APRESENTAÇÃO

O blog tem como proposta reunir informaçoes sobre a obra de Claude Lévi-Strauss disponibilizadas durante as comemorações do seu 100e. aniversário e do seu falecimento. Visa apresentar os trabalhos que foram desenvolvidos pelos alunos do curso de ciencias sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte cursando a disciplina Teoria Antropológica II (2009.1).
Esses trabalhos foram apresentados durante a XVII Semana de Humanidades do CCHLA realizada entre os dias 01 e 05 de junho de 2009 no setor II (UFRN).
A oficina teve como objetivo dar oportunidade aos alunos do curso de ciências sociais da UFRN e interessados em apresentar atividades e discussões em torno do legado de Claude Lévi-Strauss para o pensamento antropológico atual.
Para consultar as informações gerais do encontro, ver o site http://www.cchla.ufrn.br/humanidades2009/.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

1°) PROPOSTA DE TRABALHO

TEMA: O simbolismo, a culinária e a estética, segundo Lévi-Strauss!

COMPONENTES:
PRISCILA ALVES

IVANILDO ANTONIO


FÁBIO DE MELO


DANYCELLE PEREIRA

EMENTA:

Este trabalho tem como objetivo, mostrar os aspectos centrais para antropologia contemporânea, por Lévi-Strauss ao longo de sua obra. O simbolismo, a culinária e a estética foram temas discutidos por Lévi-Strauss, desenvolvidos nas áreas da lingüística, da etnografia dos povos ameríndios, da argumentação que faz sobre grafismos de indígenas no norte dos EUA, entre tantas outras pesquisas que realizou. Trabalharemos estes temas, provocando a reflexão para a contribuição que eles trouxeram para a antropologia atual, baseando-se em obras menos conhecidas do autor que abordam estes assuntos, como “A via das máscaras”, alguns trechos das “Mitológicas” e outros escritos do autor que remetem aos temas acima citados. O objetivo maior desta exposição será enfatizar a importância e a atualidade deste grande pensador francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Somos alunos do curso de ciências socias Bacharelado.

Seguidores